22/05/2018

Andamento do plantio da Canola 2018

   O plantio da Canola neste ano de 2018 apresenta-se em pleno andamento, com estimativa de 60% das áreas totais plantadas, lembrando que o zoneamento agroclimático recomendado pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para á maioria das regiões do estado Rio Grandense é de 10 de Abril á 30 de Maio, sendo, o mês de maio mais indicado em relação à segurança climática.
  No mês de abril onde se iniciou a maioria dos plantios, foram acompanhados juntamente o Departamento Técnico da Celena com a parte de regulagens e suporte, desenvolvendo uma qualidade ideal de lavoura, onde, na primeira quinzena do mês ocorreram chuvas consecutivas que proporcionaram uma boa qualidade na germinação da semente.
  A partir da segunda quinzena de abril, o clima resolveu não cooperar com a qualidade em que se apresentava o desenvolvimento dos plantios e a planta germinada, pois, acompanhamos uma seca de aproximadamente 30 dias sem chuvas na maioria da região, causando alguns problemas na planta no desenvolvimento desuniforme.
   Parte dos produtores que planejavam realizar o plantio dento do mês de abril foram informados por ordens técnicas para que esperasse as condições ideais para o plantio e germinação da planta que só é possível após uma chuva significativa, que ocorreu no final desta ultima semana (início de maio).
   Este plantio caracteriza pelo investimento de tecnologias para uma planta dentro do ideal indicado, como diz o ditado de campo "para uma boa lavoura produzir, precisa ser bem plantada".

Carlos Eduardo V. Mos
Consultor Técnico Região Noroeste
Celena Alimentos S/A. 

Página Inicial GH|Agência Digital