top of page

Celena e o Agro Sustentável

No dia 25 de julho de 2023, um dia marcante para Giruá - RS, onde se celebra o dia do colono e motorista, a Celena Alimentos marcou mais um marco na história da agricultura. A empresa recebeu a equipe do Grupo Técnico em Consultoria Agrícola do Grupo Floss (GTC) para uma troca de experiências e apresentação de parcelas demonstrativas. Com aproximadamente 45 profissionais da área agronômica presentes, incluindo técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e produtores rurais, o evento foi um verdadeiro tesouro de conhecimento e colaboração.



Os convidados foram recebidos com um café da manhã na nova unidade da empresa e posteriormente conduzidos à área experimental, onde foram debatidas as características e a importância das culturas alternativas, como girassol, linho, canola e trigo soft, para o produtor e para a sustentabilidade. Isso serviu para reforçar a relação ganha-ganha entre todos os elos da cadeia de produção.


Um dos destaques do evento foi a discussão

do avanço tecnológico dos materiais de trigo soft, liderada pelo diretor do GTC, Sr. Luiz Gustavo Floss. Ele destacou a importância dessa variedade de trigo no mercado de produção de biscoitos, já que possui uma menor força de glúten, diferente das variedades mais comumente utilizadas na panificação.


Outro ponto alto foi a explanação do gerente agrícola da Celena Alimentos, Sr. Vantuir Scarantti. Ele discutiu as particularidades de cada cultura, fazendo uma conexão com as estratégias de mercado que tornam essas culturas altamente viáveis para a implementação em larga escala.



Os participantes tiveram também a oportunidade de visitar a área de dois produtores integrados da Celena Alimentos, observando suas lavouras de canola em fase inicial de floração. Isso proporcionou uma visão detalhada sobre as práticas de adubação de base, ciclo de materiais, plantas por metro linear, aplicações de fungicidas e inseticidas, época de plantio, aplicações de boro e experiências adquiridas ao longo dos anos.


O evento concluiu destacando a importância da canola como uma estratégia sustentável para a melhoria do sistema de rotação de culturas e estrutura física do solo. Devido ao seu sistema radicular agressivo e sua excelente relação carbono/nitrogênio, a canola oferece benefícios significativos para a cultura subsequente.


Equipe DETEC – Celena Alimentos




Comentários


bottom of page