La Niña


La Niña é fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Equatorial quando ele está mais frio do que a média histórica (inferior a -0,5°C) durante 5 meses consecutivos, que influencia no regime de chuvas e temperatura do globo (CPETEC, 2021).

Até o mês de junho de 2021 os dados se encaminhavam para a neutralidade do fenômeno, porém a última análise do Departamento de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA) indica que as chances aumentaram para a permanência do fenômeno, tendendo a prosseguir até março de 2022.

O Centro-Oeste juntamente com Sudeste terão predominância de estiagens em determinadas regiões, enquanto neste período de neutralidade o Sul do país esteja com chuvas abaixo da média a previsão é de invernada durante a colheita (PAIVA, 2021).


CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Condições atuais do Enos: neutro. Disponível em: El Niño e La Niña - CPTEC/INPE. 2021. PAIVA, P. La Niña: previsão do tempo alerta para volta do fenômeno ao fim de 2021, Canal Rural. 2021



Jussara Leda Griesang

Supervisora técnica/comercial

Celena Alimentos S.A.