Primeira ação realizada no Rio Grande do Sul neste formato, o 1º Treinamento Técnico de Classificação de Grãos de Canola, realizado em Giruá, no dia 29/08, reuniu mais de 70 profissionais de 19 cooperativas e cerealistas de diferentes pontos do Estado. A ação, sediada pela região que é a maior produtora da oleaginosa no país, foi uma iniciativa da Celena Alimentos em parceria com a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar.
A capacitação que visa melhorias permanentes na classificação e certificação da qualidade da canola contribui com a segurança alimentar de milhares de pessoas, uma vez que o grão é revertido, em sua maior parte, à produção de óleo comestível. “Buscamos garantir a qualidade já na matéria-prima para seguir entregando ao consumidor um produto seguro e com qualidade diferenciada”, afirma o gerente da Celena Alimentos, Vantuir Scarantti. Além de óleo comestível, o excedente é utilizado na produção de biodiesel e parte dos grãos in natura da atual safra devem ser exportados para os Emirados Árabes.
A classificação e obtenção da qualidade de grãos também contribui para a remuneração justa de fornecedores, obtenção de melhores resultados, acesso a diferentes mercados e manutenção do RS como referência em qualidade de produtos. “Voltar a atenção à classificação da canola também é uma oportunidade de reconhecer a importância de mais um produto que movimenta a cadeia agrícola do Estado”, afirmou o gerente estadual adjunto de classificação e certificação da Emater/RS-Ascar, Gilceu Cippolat.
O conteúdo programático da capacitação contemplou expectativas da safra de canola para 2024, padrão de qualidade, secagem e armazenagem dos grãos e métodos de classificação da canola.
Nova oportunidade de treinamento sobre classificação de canola
No próximo dia 17/09, a classificação de canola volta a ser pauta em capacitação a ser realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), no Hotel Colinas, em Giruá. Serão oito horas de treinamento teórico e prático. Informações sobre a programação completa e inscrições podem ser obtidas no site www.abrascanola.com.br. Fonte: Assessoria da Emater/RS-Ascar
Commentaires