top of page

Workshop Técnico da Canola

  • Foto do escritor: Roni Coelho
    Roni Coelho
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura

A Canola no RS: principais aprendizados do 2º Workshop Técnico da Celena

ree

No segundo Workshop Online promovido pela Celena, o técnico agrícola e consultor Carlos Mos trouxe um panorama técnico sobre o desenvolvimento da cultura da canola no Rio Grande do Sul.

Durante o evento, foi reforçado o papel da assistência técnica da Celena no acompanhamento das lavouras, especialmente diante dos desafios enfrentados nesta safra.

A canola plantada nos meses de abril, maio e junho encontra-se atualmente na fase vegetativa. Mesmo com as adversidades —

como o excesso de chuvas no período da semeadura e a ocorrência de geadas — a cultura segue com bom potencial, graças à sua capacidade de recuperação.

Carlos destacou que, mesmo quando a geada afeta plantas maiores, a presença de ponto de crescimento verde é um bom sinal: indica que a planta não morreu. Nessas situações, uma aplicação estratégica de nitrogênio pode estimular a emissão de novas folhas, auxiliando no vigor e retomada do crescimento.

Outro tema abordado foi o manejo de plantas daninhas, com foco especial no controle de folhas estreitas durante o inverno. Esse cuidado não só melhora o desempenho da canola, como também prepara melhor o solo para as culturas de verão. O ideal é realizar o controle antes da aplicação de nitrogênio, mas sempre avaliando as condições da lavoura para entender qual manejo deve ser priorizado.

A recomendação é que esse controle seja feito com a planta já em estágio de quatro folhas, momento em que ela apresenta melhor resposta às intervenções.

 
 
 

Comentários


bottom of page