Mato Grosso sofre com seca na segunda safra 2022
top of page

Mato Grosso sofre com seca na segunda safra 2022


Após intensas chuvas no período da colheita da soja safra 2021/22, os agricultores do Centro-Oeste brasileiro sofrerão com estresse hídrico nas culturas implantadas na segunda safra. A estimativa da Aprosoja Mato Grosso de maio deste ano previu uma perda significativa de 4 milhões de toneladas de milho, além da redução das produtividades de algodão, milho pipoca, milho branco, gergelim, painço, sorgo, girassol e demais culturas.


Administração Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA) informou que o fenômeno La Ninã pode permanecer até o início de 2023, isso porque as águas da faixa equatorial do Oceano Pacífico continuam com resfriamento acima do normal, possivelmente pelo deslocamento das águas profundas frias para a superfície, afetando o regime de chuvas. A classificação do fenômeno se encaixa em moderada, o que indica efeitos severos como nos anos de 2020 e 2021.


A comunidade profissional ligada a cadeia de grãos para a segunda safra 2023, vêm orientando para que os produtores trabalhem com as culturas dentro de suas janelas indicadas de semeadura e optem pela diversidade de cultivos, evitando perdas significativas de lucratividade.



Detec – Celena Alimentos SA

bottom of page