Start nas colheitas de girassol

Iniciam-se as colheitas de girassol no Mato Grosso.

Com 25 mil hectares cultivados na safra 2019/2020 e 85% destinados ao mercado de óleo, o estado é o maior produtor do país e o principal produtor de óleo com alto teor de ácido oleico, o girassol alto oleico. Iniciam-se as colheitas de girassol no Mato Grosso, com aproximadamente 50% da área colhida na região da BR 163 e 10% na Chapada do Parecis, as equipes de campo vem acompanhando e aguardando fechamento de médias. A estiagem a partir do mês de março vem preocupando os produtores rurais ao comprometer a 2ª safra.

As necessidades hídricas da cultura variam de 500-700mm bem distribuídos durante o ciclo da cultura (LEITE et al., 2005; CASTRO et al., 1996), em algumas microrregiões a pluviosidade no ciclo do girassol não ultrapassou 100mm segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.


LEITE, R.M.V.B.C.; BRIGHENTI, A.M.; CASTRO, C. Girassol no Brasil. EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional do Pesquisa de Soja – CNPSo. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Londrina-PR, 2005.

CASTRO, C.; CASTIGLIONI, V.B.R.; BAILA, A.; LEITE, R.M.V.B.C.; KARAM, D.; MELLO, H.C.; GUEDES, L.C.A.; FARIA, J.R.B. A cultura do girassol. Circular Técnica Nº13. EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional do Pesquisa de Soja – CNPSo. Londrina- PR, p. 9-10, 1996.