Colheitas de trigo – Rio Grande do Sul

O estado é destaque na produção de trigo e conta com incentivo de precificação nesta safra 2019/20. A Celena Alimentos S/A vem se especializando no fomento de campo nos projetos especiais segregados; nas últimas safras vem focando na produção de trigo biscoito para a produção de farinhas especiais.


No projeto 2020 trabalhamos com a cultivar ORS Vintecinco, com alto rendimento em campo, a cultivar de trigo é referência na indústria de biscoito. Além da característica de mercado diferenciada, no campo apresenta resistência à germinação na espiga, de ciclo, espigamento e maturação média/ precoce, resistente ao mosaico (Soil-borne wheat mosaic vírus – SBWMV), VNAC (Barley yellow Dwarf Virus) e bacteriose.



As colheitas estão a todo vapor, estima-se que aproximadamente 70% da área de ORS25 já estejam finalizadas. A instabilidade climática durante o ciclo causou injúrias nas plantas, provocadas principalmente pelas fortes geadas ocorridas no mês de agosto durante a formação de grãos, porém o fenômeno não afetou a qualidade do produto, pelo contrário o pH está entre 79 a 83. Outro fator que vem incentivando os produtores é a garantia de preço unida a confiança técnica promovida pelos consultores de campo da Celena, que acompanha a lavoura do planejamento a colheita.


Jussara Leda Griesang

Supervisora Técnica/ Comercial