Cultivo de girassol no Brasil


O Brasil é cultivador de girassol desde o século XIX, o uso do óleo pode ser destinado a alimentação humana, biocombustíveis, formulações de remédios e produtos estéticos, além disso o farelo, subproduto gerado no processo industrial é utilizado na alimentação animal e formulações de rações, além de outros usos.

No sul do país o girassol cultivado no período de safra (novembro e dezembro) está em fase de florescimento e colheita, o desempenho da lavoura e as primeiras colheitas estão animando os produtores do Sul do país e os preços para as próximas safras estão animadores.

No Centro Oeste do país os produtores estão em fase de implantação da cultura, que se iniciou na primeira quinzena de março e deve estender-se até a segunda, em decorrência do atraso das chuvas na semeadura da soja. Esta região cultiva-o em segunda safra e as colheitas estão previstas para os meses de junho e julho, dependendo das variações de ciclos dos materiais. Além do girassol alto oleico, é cultivado girassol convencional, objetivando abastecer as gôndolas do supermercado e o consumidor final.


Detec - Celena Alimentos S/A Grégori Vinicius Rolser Corrêa Jussara Griesang