Desenvolvimento do Girassol Safrinha no RS


O girassol tem grande potencial produtivo, tanto em safra quando em safrinha no estado do Rio Grande do Sul. Os benefícios para o sistema de cultivo, preços atrativos e a compra garantida do grão vem animando os agricultores e ampliando a área cultivada. A cultura implantada nos meses de janeiro e fevereiro está na fase vegetativa do cultivo safrinha e exige alguns cuidados especiais.

Dentre eles destaca-se as aplicações de adubações de cobertura e monitoramento de pragas de início de ciclo. A cultura é exigente no micronutriente boro, sendo necessário o fornecimento deste, desde a semeadura até a formação do óleo, além deste os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio são aplicados em cobertura nesta fase, como complementação a adubação de base.


Em soma a adubação, o monitoramento de pragas de início de ciclo é importante, principalmente de pragas mastigadoras, que vem migradas de outras culturas vizinhas em final de ciclo, para que a manutenção da área foliar persista até o enchimento de grãos garantindo produção de óleo, peso de grão e consequentemente lucratividade.

O acompanhamento de campo da equipe Celena Alimentos é crucial nesta fase de desenvolvimento, garantindo recomendações assertivas para altas produtividades.


Detec Celena Alimentos S/A

Fabio Barbian Grégori Vinicius Rolser Corrêa