Melhor escolha de culturas para um ano com La Niña
top of page

Melhor escolha de culturas para um ano com La Niña



A falta de regularidade das chuvas já preocupa produtores rurais de todo o Brasil, já que o fenômeno La Niña deve durar até 2021 e impactar não só a safra de verão, como também a segunda safra do milho. De acordo com a meteorologista da Somar Desirée Brandt, o ápice do La Niña deve ocorrer na virada do ano e, até lá, a situação é de alerta.

“A previsão está bem preocupante para muitas áreas do Brasil, que sente de maneira muito clara os efeitos do La Niña. Já temos o fenômeno estabelecido, vamos atingir o ápice na virada do ano e só começa a enfraquecer no começo do ano que vem. Mesmo assim, até o final da safra de verão e início da segunda safra, vamos sentir os efeitos” Conforme Canal Rural.

Com o clima seco pouca precipitação de chuvas estamos tendo dificuldade em planejar as culturas seguintes para o ano de 2020/21. Com um ano com La Niña melhor opção de cultura para uma implantação ainda agora em novembro ou logo após a colheita do milho em janeiro vem a opção do girassol, sendo uma cultura que necessita baixa necessidade hibrica no seu ciclo.

Realizando comparações no mês de outubro com pouca evidência de chuvas na região noroeste do Rio grande do Sul tempo ocorrido duas chuvas totalizando 30 milímetros, constatemos uma perca de produtividade nas lavouras de milho até o momento em torno de 30 - 40%, e na cultura de girassol implantadas na região podemos identificar um bom desenvolvimento não ocorrendo percas.

Sendo o girassol uma cultura que está com preço muito atrativos, e com baixo custo de implantação oportunizando rotação e renda ao produtor.

A equipe Técnica da Celena Alimentos S/A esta a disposição para maiores informações.

Detec Celena Alimentos S/A

Fabio Barbian

Darlei Corrêa da Silva

Grégori Vinicius Rosler Corrêa.

bottom of page