Momento Do Nitrogênio Na Cultura Do Girassol
top of page

Momento Do Nitrogênio Na Cultura Do Girassol


O nitrogênio é o macronutriente mais exigido pelas plantas cultivadas, no girassol a partir dos 28 DAE, a taxa de acúmulo de nitrogênio aumenta de forma acentuada, tendo pico em R1 (42 DAE) acumulando até R8 (85 DAE), ocorrendo redistribuição deste em R3. As folhas são a principal fonte de restituição para os aquênios em R9 (ZOBIOLE et al.; 2010).

Em trabalho realizado por Villalba (2008), adaptado por Castro e Oliveira (2005) a exportação de nutrientes da cultura, uma vez que o período crítico de absorção de nutrientes é do estágio de R5.5 (50% de florescimento) ao enchimento de grãos, acumulando-se 41 kg de N para produzir uma tonelada de grãos, exportando 56% desse. A deficiência de nitrogênio leva a paralisação do crescimento e do desenvolvimento da planta, impactando na produtividade (UNGARO, 1993). A época recomendada de para adubação nitrogenada em cobertura e de até 30 dias após a emergência, porém deve-se levar em consideração a fase fenológicas das plantas, fornecendo-o no estágio de desenvolvimento que coincida com o período de maior absorção (CASTRO, 1993).

A combinação entre fonte/doses e época de aplicação, associadas a resposta genética dos materiais, clima e solo, proporcionam desenvolvimento adequado, para isso a equipe de campo da Celena Alimentos está preparada para orientações técnicas, auxiliando o produtor rural na tomada de decisão.

CASTRO, de C. et al. A Cultura do girassol. Londrina: EMBRAPA-CNPSo, 1997. 36 p. (Circular Técnica, 13)

UNGARO. M. R. G. Calagem e nutrição do girassol. In: REUNIÃO NACIONAL DE GIRASSOL (X.: Goiânia, 1993 ) Goiânia, 1993. p. 15-17.

VILLALBA, E.O.H. Recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio para girassol sob sistema plantio direto no Paraguai. 2008. Dissertação, Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Rurais, Santa Maria-RS, p.13-15, 2008.

ZOBIOLE, L.H.S.; CASTRO, C.; OLIVEIRA, F.A.; OLIVEIRA, JR. A. Marcha de absorção de macronutrientes na cultura do girassol. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa-MG, v.34, n.2, p. 425-434, 2010.

Darlei Correa da Silva

Fábio Barbian

Grégori Vinícius Rösler Corrêa

Técnicos Agrícolas

bottom of page