Projeto Piloto Celena e Agrobee: Polinização Assistida e sua relação com o aumento da produtividade
top of page

Projeto Piloto Celena e Agrobee: Polinização Assistida e sua relação com o aumento da produtividade

Vivemos um período histórico na evolução do agronegócio brasileiro, onde cada vez mais objetiva-se uma melhor lucratividade líquida por hectare/ano. Pensando nisso, a empresa Celena Alimentos decidiu investir na polinização assistida em áreas específicas que possuem a cultura da canola (Brassica Napus), em fase de floração.


Embora a canola (Brassica Napus) seja classificada como uma planta autógama, alguns artigos científicos demonstram uma alogamia de até 22% nessas plantas, ou seja, é possível aumentar a produtividade não apenas pela autopolinização, mas também pela polinização cruzada, resultando no aumento da quantidade e peso de grãos por síliqua. Com isso, será realizada a estimativa da diferença de produtividade em áreas específicas onde acrescentamos colméias de abelhas do gênero Anthophila – Apis Mellifera em relação à áreas testemunhas, onde serão avaliados os resultados. Os ensaios estão sendo


desenvolvidos em propriedades rurais no município de Giruá/RS e Tuparendi/RS, possuindo inicialmente um total de 280 colméias instaladas e 85 hectares inclusas no projeto. As avaliações serão realizadas pelo departamento técnico da empresa Celena Alimentos juntamente com a empresa Agrobee eleve pesquisa e desenvolvimento Ltda que possuí sua sede em Ribeirão Preto/ SP.



José Junior Fiorin

Consultor Técnico – Celena Alimentos S/A


bottom of page